sdickinson4

Underkomix #1 – Schitzles Der Cat

em agosto 3 | em Arte, HQs | por | com 1 Comment

Aloha! Aqui é Chico Felix, encarregado de escrever sobre essas publicações ótimas, excelentes, e muito boas mesmo, mas que só meia duzia de malucos ouve falar: as revistas underground, fanzines e livros esquisitos. Para estrear, nada melhor que uma revista nova: não somente um artefato de papel e objeto colecionável, mas a oportunidade de fazer parte de alguma coisa enquanto ela ainda está acontecendo- UAU!

No caso, o que está acontecendo nas trinta e oito páginas de “Schitzles Der Cat” é a quadrinização de Hot Rods, canecas de cerveja, salsichões, nazismo exploitation galhofa (aquele negócio de apropriação e transformação de símbolos do derrotado Terceiro Reich depois da Guerra, em símbolos anti status quo, presente na cultura dos surfistas, motoqueiros, membros de gangues, vagabundos, mal-elementos e roqueiros – das bandas de garagem até o punk e o Mötörhead, em kits de montar e em um segmento do cinema trash). Até Vincent Price dá o ar da graça, do além túmulo, para uma história de Surf depois do pôr do sol.

Shawn Dickinson, o criador, é dessa nova leva de Artistas Esquisitos e faz questão de deixar na cara suas influências de desenhos animados clássicos (Bob Clampett, Tex Avery, Fleischer Studios etc), evidentemente, com a sujeira característica de todo Artista Esquisito. Como ele mesmo diz: “…pra mim isso é o que Kustom Art é… misturar suas porcarias favoritas, tornando-as suas!”

E essa mistura toda funciona que é uma beleza no Coquetel Molotov de diversão fora de controle que é a arte de Dickinson (mais que criador de um universo ou comentarista, um participante da cultura que retrata)!

A criatura Schitzles é um gato preto, que mora numa lata de lixo, bebe muito e fala com sotaque alemão de “Os Sobrinhos do Capitão”. Suas histórias variam entre uma e três páginas (novela gráfica? Fica pra próxima…) tratando de temas como ressaca, acessórios para envenenar seu carro, caveiras de cartola e como diria o Pica-Pau em sua juventude: garotas, madames e brotinhos, além, é claro, de tirar uma onda com a encheção de saco habitual dos caretas. Pelo visto, o autor esbarrou com alguns desses tipos no meio do caminho e a pentelhação rendeu histórias e diversão, ao menos alguém saiu ganhando!

O finado Lux Interior dos Cramps num raro momento em que concordou com os pastores de direita do sul dos Estados Unidos, certa vez disse: “Rock n roll é música de delinquentes juvenis!” E essa revista em quadrinhos é a mesma coisa, reproduzida em papel, em vez de prensada num compacto ou surfada. Tipo… HANG LOSE, BRO!

O endereço é http://www.etsy.com/shop/shawndickinson?ref=si_shop e normalmente, Shawn costuma mandar outras lembranças além da revista nos pacotes do correio. No entanto, a cerveja, fica por sua conta!

Pin It

Posts Relacionados

  • @gabidogato

    rapaz, quadrinhos + underground + gato + lux interior so podia dar certo. fiquei curiosa, parabens pelo texto!

« »

Contraudição

Scroll to top