ditadura-no-ar-poster2

Lançamento de Ditadura No Ar 2 – Covil Vermelho na Comix

em maio 22 | em Eventos, HQs | por | com 1 Comment

Magia? Conspiração? Mera coincidência? Na mesma semana em que a presidenta Dilma Roussef instala a Comissão da Verdade é anunciado o lançamento do segundo volume da HQ “Ditadura No Ar”. Ambos projetos voltam seu olhar para um dos períodos mais conturbados e obscuros da história recente do Brasil: a Ditadura Militar.

Para quem não teve a pachorra de folhear NENHUM jornal nos últimos dias, fique sabendo que próximos 4 anos esta comissão irá apurar violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. A ditadura militar ocorrida no Brasil está dentro deste período. A grande treta é sobre qual será o foco da apuração: somente as violações cometidas pelos militares ou se também para as ações dos guerrilheiros.

Em meio a essa polêmica toda, uma história em quadrinhos nacional lançada de maneira independente nos traz uma abordagem não maniqueísta da época, onde convicções políticas e questões pessoais misturavam-se, gerando consequências inesperadas.

“Ditadura No Ar” é uma história em quadrinhos policial ambientada no regime militar brasileiro. Esse verdadeiro thriller de ação policial foi criado pelo roteirista e editor Raphael Fernandes (MAD, Wizmania) e pelo desenhista Abel (Almanaque Gótico,CecilleVeronika).

Até o momento, acompanhamos o fotógrafo freelancer Félix Panta investigando o paradeiro de sua namorada comunista Nina (vulgo Lenina), capturada pelo DEOPS durante um protesto contra o regime militar. Seus planos deram errado e, além de não encontrar a garota, teve sua máquina fotográfica danificada.

Na segunda edição, Félix é contratado para acompanhar um repórter novato ao esconderijo de Samarca, um guerrilheiro de esquerda que conseguiu fugir de um presídio militar. Sabendo que ele foi capturado no mesmo final de semana que Nina, o fotógrafo carcamano vê neste trabalho uma chance de conseguir alguma pista.

Fortemente influenciada por Agente Secreto X-9″, “Sin City”, “100 Balas”, cinema noir, fumetti, Clint Eastwood e Quentin Tarantino. A narrativa foi construída para simular as tiras clássicas de aventura, que geravam uma tensão cativante, mas sem revelar o desfecho da cena, obrigando o leitor a voltar na semana seguinte. Tudo isso dentro de um período ainda obscuro na história recente do Brasil.

Inicialmente publicada aqui no Contraversão, “Ditadura No Ar” cresceu e migrou para o formato impresso, rendendo ao roteirista Raphael Fernandes a indicação na categoria Roteirista Novo Talento no Troféu HQMix de 2012. O final do arco “Covil Vermelho” permanece inédito na web e finalmente é revelado nesta edição impressa.

A revista será lançada no próximo 26 de maio, a partir das 14h, na Comix Book Shop (Alameda Jaú, 1998, São Paulo, SP).

Para mais informações, visite a fanpage da revista: http://facebook.com/ditaduranoar

“Ditadura No Ar #2” tem 28 páginas coloridas, formatinho e custa apenas R$ 8,00.

Confirme sua presença, clicando aqui!

Pin It

Posts Relacionados

One Response to Lançamento de Ditadura No Ar 2 – Covil Vermelho na Comix

  1. Diego Nunes disse:

    Vão ter as duas edições disponíveis na Bienal do Livro de Minas?
    Quando lançaram no FIQ, acabei deixando passar por desapercebido e não levei.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

« »

Contraudição

Scroll to top