castle_grayskull_by_flytoferio-d355jsl

Gramateia & Cybernoia #3 – He-Man e os Magister Universum

em agosto 8 | em Animes, Ocultismo, Televisão | por | com 6 Comments

“He-Man”, um desenho ocultista? É claro que vocês se lembram do desenho do He-Man, um dos favoritos na primeira infância de muita gente! Se você não gostava do He-Man, talvez não tenha percebido sobre o que trata o desenho. Analisando cuidadosamente é possível perceber símbolos ocultos e mensagens esotéricas por toda parte! E fica tudo ainda melhor com algumas referências que só funcionam na tradução em português (coincidência?). Acompanhem o texto e vejam por si mesmos.

A começar pelo título, “He-Man e os Mestres do Universo”. Quem são, afinal, os tais “Mestres do Universo” no desenho? Essa pergunta eu só respondo no final. Vamos antes aos símbolos. No peito do personagem título há uma Cruz Pátea usada pelos Cavaleiros Templários (não fazer como os vascaínos e confundí-la com a Cruz de Malta, que é um tipo de cruz pátea, mas se refere especificamente à Ordem dos Cavaleiros de São João). Some-se isso o fato de a principal arma do He-Man ser uma espada e seu costume de combater sobre sua montaria, e temos a referência completa aos Cavaleiros Templários.

Sua montaria, a propósito, é uma fera selvagem chamada Gato Guerreiro, que surge da transformação de um covarde felino de nome Pacato. A alusão óbvia é ao surgimento de um guerreiro selvagem a partir de alguém que é covarde e pacífico, ou seja, a coragem e a força estão dentro de cada um e é possível trazê-las à tona. Como se não bastasse, a figura de He-Man montado em Gato Guerreiro lembra bastante o Arcano Maior conhecido como “Luxúria” no Tarot concebido por Aleister Crowley. O mesmo arcano em outros baralhos de Tarot é conhecido como “A Força”. Sim, como em “Eu tenho a Força”*.

O alter ego do He-Man é o Príncipe Adam (Adão, em português, em referência ao primeiro homem, criado por Deus, ícone da perfeição humana no paradisíaco Éden). Seus pais, rei e rainha de Etérnia, o planeta onde vive (cujo nome obviamente aponta para Eternidade), quando estão sentados em seus respectivos tronos lembram outros Arcanos do Tarot, conhecidos como Imperador e Imperatriz.

 

O melhor amigo do Príncipe é o Mentor. Mentor é o Mestre, aquele que te guia pelo Caminho que você precisa trilhar.** Sua filha Teela, um “quase” interesse romântico do He-Man, é uma das únicas personagens, dentre as principais, para quem não consegui fazer nenhuma associação. Alguém aí consegue?

O Gorpo foi criado exclusivamente para ser o alívio cômico da animação e não fazia parte da série de brinquedos nos quais os produtores se basearam. Ainda assim, é o Bobo do Tarot, inocente e, muitas vezes, ignorante de seu próprio potencial, chega a salvar a vida de seus companheiros em algumas ocasiões.

A “base” do He-Man é o Castelo de GraySkull (“Caveira Cinza” em português), que na verdade é uma gruta cavernosa, como aquelas presentes em toda jornada do heroi, na qual os candidatos a herois precisam entrar para enfrentar seus medos e descobrir a Verdadeira Sabedoria. A guardiã desse castelo-caverna é a Feiticeira (sem comentários, certo?) que tem a incrível habilidade de se transformar em águia, um animal que simboliza nobreza, sabedoria e evolução espiritual.

O arquiinimigo do He-Man, se chama Esqueleto, que é uma caveira de capuz. Apesar do corpo bombado, é claro que a caveira de capuz remete à figura da Morte, que tem como braço direito uma mulher Maligna (uma versão do mal da Feiticeira) e seus asseclas são criaturas meio animais, meio humanóides (como o Homem-Fera ou o Aquático), que personificam os impulsos primitivos do homem, que não permitem que ele se desenvolva ou então são criaturas meio robóticas (como o Mandíbula), representando a tecnologia como inimiga do homem, por distanciá-lo de sua essência. Esqueleto e sua trupe moram na Montanha da Serpente, que é uma grande cobra enrolada, símbolo da Kundalini, que é a força vital e sexual humana cujo despertar significa alcançar a iluminação e que, enquanto está inconsciente, é representada como uma serpente enrolada na base da coluna vertebral.

A arma do Esqueleto é um cetro (assim como a espada, uma das quatro “armas mágicas”, ao lado do pentáculo e do cálice) com um caprino na ponta, referência ao Bode de Mendes, figura conhecida também como Baphomet, que é recheado de simbolismos e significações – e muitos o relacionam aos Templários. Assim fechamos o nosso ciclo.

A moral da história é que Ele – o Homem (“He – the Man”) tem na Morte seu maior adversário, que deve derrotar para descobrir sua Verdadeira Força. Para isso, ele conta com aliados e instrumentos de poder. Os “Mestres do Universo” são tanto He-Man quanto Esqueleto. Pois, para o Ocultismo e seus mistérios (dos quais os Templários eram adeptos, segundo consta), a história do Universo é a história do desenvolvimento do Homem e sua luta para compreender a Morte. No final do desenho, He-Man e Esqueleto deveriam se tornar amigos, pois o Homem Iluminado conquista a Morte, compreendendo-a e fazendo dela sua aliada.

*Essa referência só funciona em português, já que em inglês o arcano se chama “Force” e o He-Man grita “I have the Power”. O mais legal, porém, é que, em português, ainda dá pra fazer uma associação com a Força de Star Wars, que também envolve uma Ordem Sagrada de Cavalaria, os Jedi.

**De novo, só funciona em português, já que o Mentor, no original, se chama Man-At-Arms.

Pin It

Posts Relacionados

  • @gabidogato

    cara que doidera

  • @gabidogato

    bicho, a cabeça cajado do esqueleto é mesmo um bode, mas aqueles de chifres redondos.. de ‘aries”.. mas é bode tb de qualquerr jeito hehehe pode crer, boas sacadas

    • http://www.facebook.com/people/Felipe-Cazelli/1264930768 Felipe Cazelli

       Gabi, segundo um veterinário me explicou uma vez, existe bode de chifre reto e de chifre enrolado, assim como existe carneiro de chifre enrolado e sem chifre. A diferença entre o bode e o carneiro quando ambos têm o chifre enrolado é o formato do rabo. O símbolo de Áries não é um bode, é um carneiro. Bode é o símbolo de Capricórnio.

      No fim das contas, o problema é que eu não consigo fazer uma associação entre Áries e o cetro do Esqueleto, é isso. Huahuahuahuahua…

  • http://www.facebook.com/AntonioTadeuFS Antonio Tadeu Ferreira Sobrinh

    Olha acho que nem os criadores da série tinham idéia que era tudo isso!!! hahaha

    e a Teela deve ser a Roda da Fortuna, aquela coisa da incerteza do Príncipe Adam… “Será que ele é”…

    • http://www.contraversao.com Raphael Fernandes

      Melhor comentário de todos! 

      A Roda da Fortuna funciona mais como um desafio ou a apresentação do desafio… pode ser a dificuldade da Teela em saber se ele é ou não é! ahhaaha

  • Eduardo

    E os mestres do universo quem são?

« »

Scroll to top