fanzines

Dia 12 de Outubro- Dia Nacional do Fanzine

Dia 12 de Outubro é o dia das crianças e você criança se deu bem,  vai ganhar um presente esperto dos seus pais, ou, do jeito que as coisas vão indo, presentes, no plural. Mas o professor Gazy Andraus conclama vocês pirralhos a dividirem a data com outro assunto muito importante aqui para o Contraversão: os Fanzines!

Os fanzines, começaram literalmente como revistas feitas por fãs, e tem suas raízes na Fandom de Ficção Científica no começo do século passado. Entre os ilustres fanzineiros de primeira hora estavam Jerry Siegel (criador do Superman) e Forrest Ackerman ( da revista “Famous Monsters” e inventor do termo “Sci-Fi”), entre diversos outros. Por aqui, o primeiro fazine de repercussão nacional é de 12/10/1965 ( eis aqui o motivo da data) e era um boletim chamado “Ficção“,  de informações sobre o cartunista Alex Raymond, criador e desenhista de “Flash Gordon”, “Jim das Selvas” e “X-9”.  O formato se espalhou, e os anos 60 trouxeram a contracultura que se intensificou ainda mais com o movimento punk nos anos 70, e os ideais DIY- faça você mesmo-  vieram somar a cultura do fanzine. Um verdadeiro mar de Xerox tomou de assalto o mundo nos anos 80.

A idéia é eventualmente formalizar a data para celebrar a produção independente dos fanzines. Especialmente no que diz respeito aos quadrinhos, já que os fanzines sempre foram e ainda são celeiro de grande parte da produção de quadrinhos nacional. Marque na agenda:  dia 12 de outubro, Dia Nacional do Fanzine!

  • Postagem maravilhosa. Fui fanzineiro no final dos anos 80 e creio que essa é uma perfeita (e livre) forma de comunicação, off e online. Grande abraço. 8)

  • Gazyandraus

    Muito boa sua redivulgação e com mais dados ainda! Grato e abraço. Gazy

  • Redivulgando pelo face.

    • Valeu pelo elogio e pela iniciativa! Um abraço!