canal-do-otario

Entrevista exclusiva com o Otário do Canal do Otário

em setembro 4 | em Ativismo, Entrevistas, Opinião | por | com 46 Comments

Na semana passada, falamos sobre o Canal do Otário, que é uma série de vídeos no Youtube com denúncias pesadas contra produtos e empresas. Para se ter uma ideia da repercussão, a Claro ficou tão ofendida que até conseguiu tirar um vídeo dele do ar, que mostrava os problemas do 3G da empresa.

Curiosa com o teor dos vídeos, sua produção e alcance, a equipe do Contraversão conseguiu uma entrevista com o próprio Otário via e-mail. Conheça um pouco mais sobre o própria, suas motivações e como faz seus vídeos:

Quem faz estes vídeos do Canal do Otário?

Otário – Existe apenas uma pessoa que faz os vídeos: eu. Não há equipe, roteiristas, absolutamente nada, somente eu… Sou o cameraman, ator, roteirista, iluminador, “twiteiro”, “facebookeiro” rs… Mas nunca trabalhei em nenhuma destas funções ou área, por isso, tudo é tão amador.

Mas como o Canal do Otário cresceu muito nas últimas semanas, algumas pessoas se sensibilizaram e começaram oferecer ajuda, de forma voluntária e anônima: fotos, dicas ou sugestões de vídeos, ou ainda pequenos trechos de vídeo editado, mas continuo fazendo tudo. Por isto que os vídeos demoram tanto para sair (se bem que eu gostaria de me multiplicar por 10 ou ter uma equipe de verdade!).

Para se ter uma ideia, um mês antes de realizar o primeiro vídeo, nem sabia o nome ou o que seria de fato um programa de edição de vídeos (como por exemplo, o After Effects). Aprendi o básico em uma semana e depois já estava fazendo os vídeos. Basta assistir a tutoriais no próprio Youtube. É uma excelente fonte de conhecimento! Se observar bem, existe uma evolução considerável entre o primeiro vídeo e o último. Com o tempo, eu vou aprendendo.

Como foi o processo de criação do personagem Otário?

Otário – Tudo começou em uma viagem de final de ano, onde acabei comprando um pacote de biscoitos da Bauducco (Cookies Original – igual àquele que eu mostro no vídeo).

Estava em uma pequena mercearia, nunca havia consumido este biscoito até então. Olhei a embalagem, parecia bom e comprei. A quilômetros de distância da civilização, com um pouco de fome, resolvi abrir e me deparei com aquela cena bizarra! O biscoito da embalagem não tinha absolutamente nada a ver com o biscoito real! Já era tarde demais para eu regressar à mercearia e devolver o produto… Então prometi para mim mesmo que começaria uma verdadeira batalha contra a propaganda enganosa e que este tipo enganação nunca mais aconteceria.

O problema seria “como fazer isto”?! Pensei: Postando vídeos no Youtube. Mas, até aí, está cheio de vídeos com pessoas reclamando sobre alguma coisa e/ou produto, e tudo é feito de forma bastante amadora e extremamente “chata”. E sabia que, para alcançar o maior número possível de pessoas, teria que fazer diferente de tudo, algo realmente inovador.

Queria algo que prendesse a atenção não só pela argumentação, mas também pelas imagens. Algo que tivesse uma qualidade profissional. Pensei em fazer vídeos onde eu mesmo falaria (mas eu não sou um ator). Obviamente, por temer represálias, pensei em utilizar uma máscara (cogitei em utilizar vários tipos de máscaras: V for Vendetta, Saw, Charada, Jason, máscaras de carnaval, nariz de palhaço, etc). Mas tudo ficou horrível, além disto, na medida em que o personagem adquirisse fama, acabaria tendo problemas com direitos autorais. Decidi então que tinha que criar uma máscara nova, um personagem novo. Foi então que surgiu a ideia do nome do personagem: Otário. É basicamente uma crítica à forma como o consumidor é visto por quem faz propaganda enganosa. E daí o nome do canal: “Canal do Otário”.

Mas ainda faltava uma máscara. Pensei em utilizar efeitos 3D e inserir virtualmente uma cabeça, mas não sabia como fazer isto. Comecei a pesquisar e vi que eu teria muito trabalho. Tentei criar uma máscara de papel machê (estilo Full Metal Jacket) e foi aí que surgiu a ideia de colocar um saco de papel na cabeça, inserir os olhos, bocas e nariz posteriormente. Não era uma máscara 3D, mas seria mais simples.

Até então eu nunca havia utilizado um software de edição de vídeos e comecei a fazer pesquisas frenéticas na internet. Aprendi o básico e, uma semana, depois já estava com o primeiro vídeo pronto. O processo inteiro, desde a abertura do pacote de biscoito até a postagem do primeiro vídeo, levou cerca de um mês.

Quais as suas motivações?

Otário – Cansei de ser feito de Otário por filhos da puta que fazem propaganda enganosa! Então decidi fazer alguma coisa para mudar isso e parece que estou conseguindo.

Coincidência ou não, várias coisas aconteceram após o surgimento do Canal do Otário. A Anatel começou a “mostrar serviço” (apesar de ainda ser muito cedo para bater palmas para eles), denunciando que a TIM derrubava propositalmente as ligações (sendo que meu vídeo já falava isso dois meses antes). A Claro tratou de me censurar (devido às denuncias que fiz sobre a internet 3GMAX que eles vendem) e agora eles estão oferecendo o serviço de graça para vários consumidores (a título de degustação rsrs)! Até o BIG MAC baixou de preço!!! Kkkk

É uma grande e planejada ação ou é feito de maneira aleatória?

Otário – Essas teorias da conspiração me matam!

O personagem usa terno e não tem rosto. O nome completo dele é Otário A. Anonymous. Possui alguma ligação com o grupo Anonymous?

Otário – Tem rosto sim, olhos e bocas grandes e nariz vermelho, rsrs. E o  nome completo é Otário Anônimo Anonymous. Na verdade, não existe um grupo ou partido político ou algo do gênero chamado de Anonymous. O que existem são ideias e pessoas cansadas de tanta enganação. Apenas me identifico com essas ideias e quero tentar mostrar para as pessoas que, quem tem o poder de mudar as coisas não é o governo, não é um órgão regulador, não é um político, mas sim as próprias pessoas.

Mas e o material para fazer os vídeos? Você usou o que tinha, teve que comprar algo?

Otário – Já possuía uma pequena máquina fotográfica que também possui a função de filmar, tive que comprar alguns abajures para melhorar a iluminação e alguns metros de pano azul (para a tela de Chroma Key), além dos programas de edição de vídeo.

Quanto os produtos criticados, você mesmo tiras as fotos ou pega da web?

Otário – A única coisa que pego da web são ideias. Sempre checo tudo para ver se a reclamação procede de fato. Mesmo quando alguém envia uma foto de um produto, eu compro o produto e tiro várias fotos novamente. Pelo menos assim posso me garantir contra possíveis processos.

Quais os critérios que usa para escolher os seus alvos?

Otário – Geralmente procuro informações em sites de reclamação ou órgãos reguladores como Reclame Aqui, Procon, Proteste, Idec, Anatel, Bacen… Mas o foco são produtos de alcance nacional ou internacional, empresas líderes de mercado. Assim, creio que fica mais fácil para as pessoas se identificarem com o produto e assimilar melhor as ideias! Só bato em gente grande!

Os dados que utiliza em seus vídeos são difíceis de conseguir? Tenho a impressão de que são coisas que estão na nossa cara e não vemos…

Otário – Não. A maioria absoluta das informações está nos sites das próprias empresas, sites do governo, agências reguladoras… Com exceção de informações como conversas com empregados das instituições ou denúncias anônimas (as quais sempre checo), tudo está ao alcance do mouse de qualquer pessoa. Basta procurar.

Sempre tento estimular as pessoas a checar as informações que passo, colocando no descritivo dos vídeos uma série de fontes e links úteis para serem conferidos. O que quero é que as pessoas acordem para a realidade!

Se você pudesse se encaixar em alguns dos “ismos” da política, qual (ou quais) seria(m)?

Otário – Sou apenas uma pessoa cansada de ser enganada! Se existe algum termo político para isto, não sei qual seria, mesmo porque política e enganação são palavras muito semelhantes.

Pensa em fazer algo nesta linha com políticos ou o foco é só em produtos / serviços?

Otário – O foco é propaganda enganosa, seja ela feita por empresa, político ou qualquer pessoa. Até o momento, foquei mais em empresas, mas sempre rola alguma crítica ao  governo ou órgão regulador. No futuro, as críticas a políticos poderão ser mais direcionadas. Meu maior receio é que empresas mandam processar, já políticos mandam matar.

O que as empresas já fizeram com você?

Otário – Até o momento, nenhuma empresa entrou em contato comigo. Sempre divulgo meu e-mail, Twitter e Facebook. Então, a alegação de que não é possível falar comigo, pois não sabem quem sou seria uma desculpa muito esfarrapada. Creio que o grande problema é que muitas dessas empresas me veem como um grande inimigo, e não o contrário. Boa parte dessas empresas não enxerga o consumidor como um amigo, mas sim como um inimigo.

Quantos vídeos estão para ser feitos? Será que podemos ter dicas de quem serão suas próximas vítimas?

Otário – Faço um vídeo sempre que tenho alguma ideia ou roteiro interessante, não existe uma frequência específica. Às vezes, pode variar de uma semana até pouco mais de um mês. Infelizmente (ou felizmente), como o Canal do Otário cresceu bastante, não posso mais dar pistas sobre os próximos vídeos, pois isto poderia atrapalhar as pesquisas de campo (que eu mesmo faço). Mas, aguardem, pois o próximo vídeo eu espero fazer muito barulho!

Enquanto o novo vídeo não sai, acompanhem as atualizações no twitter.com/CanalDoOtario ou na minha página do facebook.com/CanalDoOtario, ou no próprio Canal do Otário no Youtube!

Deixe um recado pros otários!

Otário – A minha ideia é chocar mesmo! Dar um verdadeiro soco na cara, não só das empresas, mas principalmente da sociedade, que aceita ser enganada e não faz porra nenhuma para melhorar!

Aliás, uma excelente trilha sonora para quem gosta de assistir ao Canal do Otário, ou de ler alguns comentários que posto no Youtube, Facebook ou Twitter é a música O primeiro tapa é meu, de Rogério Skylab.

E você otário que leu tudo isso… o que achou da entrevista? Deixe suas impressões nos nossos comentários!

Pin It

Posts Relacionados

  • http://profiles.google.com/levi.deluca Rafael Levi

    Ai sim

  • http://twitter.com/7seconds_ FrankCastle

    Parabéns pela entrevista! O Canal do Otário foi uma das melhores coisas que vi nos últimos tempos. Também tenho constantemente problemas no que tange aos direitos do consumidor, já briguei muito e já coloquei em exposição algumas empresas, mas só em perfis pessoais, a ideia do canal dele foi excelente!

  • http://www.facebook.com/lvdomingues Leonardo Vieira Domingues

    Adoro o Canal do Otário, tem um humor muito bom e diz em detalhes porque somos enganados.
    Muitas vezes somos enganados porque queremos e algumas vezes não percebemos, mas como ele mesmo disse na entrevista, é só procurar que se vê o que está nas entrelinhas.

  • Ju Giacon

    Sexy!

  • CHACAL

    …então como se defender dessas bizarrices? Será que procurar o PROCOM realmente vale a pena?

  • Fernandes

    Acho que o que falta mesmo é uma medida eficaz para solucionar o problema. 
    No final, geralmente ele diz “Não compre isso ou aquilo”. Mas e aí? por ex.,Se eu preciso do carro pra trabalhar, como vou deixar de comprar o carro?
    Refletir antes de consumir é um ótimo passo, mas, aparentemente, não resolve nada.

    • florcs

      Mas ele costuma oferecer soluções alternativas, como por exemplo comprar carros usados ao invés de zero km.

  • http://twitter.com/diogocscooby Diogo Lima

    Li tudo com a voz do otário na cabeça.

    • http://twitter.com/cledson_araujo Cledson Araújo

      Com certeza, quem já viu um ou mais vídeos dele, jamais esquece a voz e deixa de ver, muito show o canal

    • http://blog-do-lucho.blogspot.com.br/ Lucho

      Vc não foi o único.

  • http://www.facebook.com/renato.souza.773 Renato Souza

    Precismos de mais pessoas como estas, fazendo um trabalho discreto sem querer aparecer, para abrir os olhos da sociedade que se deixa levar com coisas fúteis. Parabéns e continue, este e o caminho certo.

  • http://twitter.com/mtcremaschi Matheus Cremaschi

    Otário é show!!!

  • Oiwejoi

    Assisti a todos os videos e sou extremamente agradecido pelas informações que tive com eles. Eu realmente não teria condições de ter conhecimento de todas as falcatruas que empresas de telefonia por exemplo fazem, tampouco as inerentes a serviços e produtos de bancos. Não tenho conhecimento técnico sobre o assunto e, acredito que ainda que eu fosse pesquisar, pela mesma falta de conhecimento técnico, não conseguiria tantas informações como as que, de forma clara e simples eu consegui no canal do otário. GOSTARIA muito de assistir a um video falando sobre desembargadores e juízes que simplesmente não trabalham. As informações sobre produtividade dos magistrados estão expostas no site do CNJ. Há processos que (dependendo da turma que caem) são julgados em menos de 1 ano, outros idênticos são julgados por preguiçosos em até 6 anos! Ademais grandes empresas e bancos recorrem de todas as decisões, independente do valor em que são condenadas, redigindo petições que muitas vezes sequer tratam do mesmo assunto da condenação… Isso somente para protelarem o pagamento, e durante o tempo em que o processo fica aguardando julgamento, esse dinheiro que não pagaram é investido. Assim ao final de todos os recursos possíveis, as empresas e bancos, só com a rentabilidade daquilo que não pagaram em primeira instância, lucram milhões, e pagam às partes do processo o valor da condenação com juros simples de 1%a.m. e correção monetária com índices dos Tribunais, ou seja, preservam o valor original da condenação em seus “cofres” e, pagam os autores de processos com parte da rentabilidade que este valor deu a eles!!! Recorrer é lucro! Fazem do judiciário verdadeiros departamentos financeiros externos… Quem paga o pato somos nós! Que temos que aturar o Judiciário abarrotado de processos que ora são julgados por juízes que verdadeiramente trabalham, ora por vagabundos!!! Assim é facil né!? Pra que investir em segurança e qualidade? Isso é caro, chato e etc… melhor fuder todo mundo, pagar uma merrequinha para aqueles que resolvem processar as empresas e bancos… É mais barato!! E todo o trabalho eles enfiam no cu da sociedade e dos juízes, afinal, eles só precisam de um papel com um monte de merda escrita… Os juizes têm que acolher isto como defesa e ainda acolher essas merdas como recursos que ficam estacionados durante anos esmerdiando tudo e a todos! Há no site do CNJ também a lista com os maiores litigantes do judiciário!!! É uma excelente fonte de pesquisa para diversos videos seus!!! Retratam de forma incontestável a porcaria de serviços que empresas e bancos prestam a todos nós! Você se pergunta… Porquê os idiotas não recorrem pedindo aumento da condenação??? Óbvio que alguns recorrem, mas tem desembargador que usa a mesma decisão já pronta para milhares de processos…. Dá muito trabalho mudar alguma coisinha… E ainda assim demoram anos para julgar!

  • Thug13chronic

    como eu ja havia comentado no Facebook, Otario vc é foda!!!

  • sergio

    seus videos e muito show , e tomare que um dia isso mude alguma coisa , tamo junto nessa luta !!!!!

  • bobalhão

    Infelizmente brasileiro é otário e covarde exemplo disso quantos brasileiros são humilhados no exterio e assim mesmo a gente não faz o mesmo que eles se imagina a gente deportando gringo ops esqueci brasileiro tão bonzinho hehehehe. abs e sucesso ao canal do otario.
     

  • Pingback: Links da Semana - BaseGeek()

  • Rafael_falmeida

    Assisti odos os vídeos e precisávamos disto!

  • Testinha007

    esee cara é zica mesmo. acho que seria legal a galera ajudar esse cara financeiramente. mas seria muito dificil isso, iria expor ele demais, numero de conta nome etals, mais acho que ele merece e muito, pela coragem, ousadia, garra, força de vontade, foco e etc…tudo sem desanimar. meus parabens ao otario. 

    • http://blog-do-lucho.blogspot.com.br/ Lucho

      No site dele tem um link para fazer doações. O problema é que é pelo PayPal.

  • Pingback: Como reclamar com seu senador quando ele te foder()

  • Bombcaos

    Gostei, criativo atual e eficiente. O canal do Otário precisa de mais e mais de nosso apoio, acredito que realmente as empresas pisam na Bola, mais o Brasil Político é pior! Muito das informações já conhecia, mas esse conhecimento vai ficando de lado e ele fez acordar o que estava esquecido, porque somos Otários…

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002698961358 Gleydson Carvalho

    canal do otario

  • Diego Oliveira
  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001602538411 Larissa Moreira

    ADOREIIIIIIIIIIIII A ENTREVISTA, OTÁRIO VC É DEMAIS!

  • Jorge

    Parabéns,Otário!

  • Jdc Jr

    Eu tenho a leve impressão de que sei quem é o Otario (a pessoa por traz da personagem)!

    • Marcelo Medeiro

      Eu tb sei. É o tiririca.

  • Leandro

    O otário tem muita coragem. É realmente um líder. Luta em prol de uma qualidade de vida melhor a todos os consumidores.

    Tenho esperança de que ele venha a ser amplamente conhecido nacionalmente.

    Se alguém tinha esperança de uma revolução por meios virtuais, tenha certeza: esse pode ter sido o primeiro passo.

  • eln

    Se esse otario for qm estou pensando, tem mais eh q se fuder pq eh hipocrisia demais um cara reclamar de empresas, mas recusa um presente de um amigo, jogando-o no sofá! Se for esta pessoa, vou informar aos diretores da volks, claro, mc donald’s pq vou fuder esse hipocrita. Basta eu confirmar se eh ele mesmo!

    • Marcelo Medeiro

      É verdade. Joga o presente no sofá e, quando abre o presente, joga a embalagem fora, maior falta de consideração. Muito feio isso.

      • Yul Ephes

        Qual a história do presente? Não entendi… Podem me passar algum link?

        • ademir

          boiei tamben

  • http://twitter.com/djejbr Ernani Joppert

    Seria legal se soubéssemos mais detalhes técnicos para a criação do personagem, pois poderiam surgir otarinhos, otárias e otarietes por aí!

    []s

  • Alex

    Esse cara está cutucando leão com alfinete. Uma hora ele vai achar uma empresa que o processe por calúnia e difamação. Aí vai ter que trabalhar o resto da vida para pagar. É classificado Calúnia e difamação algo que se diz em público que o mesmo não possui provas. Quero ver se vai aparecer alguém para ajudar a pagar. Mesmo que ele esconda a cara é fácil achá-lo através de investigações. Crimes na internet não é mais nenhum bicho de sete cabeças para a polícia.

    • Eduardo Lima

      A calúnia consiste em atribuir , falsamente , à alguém a responsabilidade pela prática de um fato determinado definido como crime . Na jurisprudência temos : “a calúnia pede dolo específico e exige três requisitos : imputação de um fato + qualificado como crime + falsidade da imputação” ( RT 483/371 ) . Assim , se “A” dizer que “B” roubou a moto de “C” , sendo tal imputação verdadeira , constitui crime de calúnia .

      A difamação , por sua vez , consiste em atribuir à alguém fato determinado ofensivo à sua reputação . Assim , se “A” diz que “B” foi trabalhar embriagado semana passada , constitui crime de difamação . A injúria , de outro lado , consiste em atribuir à alguém qualidade negativa , que ofenda sua dignidade ou decoro . Assim , se “A” chama “B” de ladrão , imbecil etc. , constitui crime de injúria .

      Quando é mentira da problemas… mas é tudo verdade, bastar pesquisar.

  • http://www.facebook.com/carlos.albertodasilva.7906 Carlos Alberto da Silva

    gostei de você! já te coloquei nos meus favoritos.

  • http://www.facebook.com/people/Willians-Francisco-de-Paula/100002694528997 Willians Francisco de Paula

    estou lendo e olhando a minha TV SONY BRAVIA com entrada USB que não da pra ver os vídeo do canal do otário as TVs com entrada USB no geral não da pra ver o pendrave e nada se fala no assunto porque ????

  • Paulo

    canal do otario GENIAL! PARABENS!!!!

  • ricardo

    Otário é o cara que fala a verdade de forma simples e objetiva, precisávamos de um canal para nos defender e nos orientar e o canal é o OTÁRIO.

  • http://blog-do-lucho.blogspot.com.br/ Lucho

    “Meu maior receio é que empresas mandam processar, já políticos mandam matar.”

    Otário, não precisa ter esse medo não. Políticos já mostraram várias vezes que cagam e se locomovem para o que falam deles na Internet. Aliás, acho que até eles devem dar boas gargalhadas ao ler o que os sofativistas dizem deles.

  • cleuton

    O canal é ótimo mesmo, mas com todo respeito, eu não acredito que não tem uma equipe por trás de tudo, os vídeos são muito bem editados, mt efeito de áudio, efeito de imagem, mas isso pra mim não faz diferença, é um bom serviço,e acho que não precisamos doar nada, os vídeos são monetarizados pelo youtube, e logo ele vai ganhar mt grana merecidamente.

  • Pingback: EU SOU UM OTÁRIO QUALQUER SEMELHANÇA É PURA REALIDADE! | Digaí()

  • Mauro Alves Sanos

    è isso mesmo! Parabens pela coragem em mostrar as palhaçadas que fazem com os consumidores. Tinha que aparecer alguém com esta atitudes e mostrar de fato como estamos sendo enganados o tempo todo.
    Parabens

  • LUIS

    Todos nos somos parentes do OTARIO so que soimos os TROXAS

  • carlos

    sou fa desse cara.ele fala td aquilo que nos consumidores gostariamos de dizer em alto e bom tom.

« »

Contraudição

Scroll to top