segio-mallandro

Catoteca #17 – O cinema de Sérgio Mallandro

em maio 15 | em Cinema, Trash | por | com 6 Comments

No trash, tem gente que é gênio, como o Supla. Tem gente que ultrapassa isso e vira mito, como Latino. E tem quem é hours concours, e nesse caso, não se pode deixar de citar o mestre Sérgio Mallandro. Sim, o cara do “ié ié”, do “glu glu”, do “piu piu”. Aquele que é mais velho que o teu pai, mas se comporta como uma criança que tomou uma jarra de Café Pilão.

Sérgio Mallandro é um ator canastrão, e daí vem sua genialidade. A primeira vez em que o rapaz chamou a atenção do público nas telonas foi em “Menino do Rio”, em que fazia papel de surfista. E, se você viu o filme, sabe que ele fez o que faz até hoje: as palhaçadas de sempre. Só que fez um baita sucesso. E daí pra frente, vieram várias participações de Serginho no cinema. Todas épicas, se formos olhar pela ótica trash da coisa. E graças ao Youtube, ofereço a vocês 4 obras completas com teor Mallandro.

“As Aventuras de Sérgio Mallandro”, de Erasto Filho (1985)

Nos anos 80, Mallandro era celebridade. Era um humorista popular, anarquizando o show de calouros e chegando até a tirar com a cara de Sílvio Santos de forma bizarra, como quando tacou ovos no patrão. Este filme é algo como o “Freddy Got Fingered”, do Tom Green, feito no Brasil. O filme traz Sérgio Mallandro da forma mais descontrolada possível, com seu humor bizarro em alta. Altamente nonsense e contando com as presenças de Alexandre Frota e Pedro de Lara (como o vilão do filme), esta película é um must see para os fãs do cinema trash. Saiba mais detalhes no Filmes Para Doidos do amigo Felipe M. Guerra.

“Inspetor Faustão e o Mallandro”, de Mário Márcio Bandarra (1991)

Sim, é isto mesmo o que você leu: este filme reúne Mallandro em sua fase mais Diabo da Tasmânia com Fausto Silva. E não só isso: Faustão dando uma de ator. Como é de se esperar, Faustão é um desastre em cena, mas daí vem a genialidade do filme: com roteiro e atores péssimos, sobra espaço para Mallandro brilhar. No fiapo de roteiro, o feirante Faustão é indicado por Deus (sim, ele mesmo) para ser o “Inspetor Faustão” e acabar com o contrabando de animais. Com a ajuda de Mallandro, ele tenta resolver o caso do desaparecimento do último casal de uma espécie rara de codornas da Amazônia, cujos ovos são contrabandeados por possuírem propriedades afrodisíacas. E daí vem o infame “Rap do Ovo”. O maravilhoso Costinha faz papel de pai de Sérgio Mallandro.

“Lua de Cristal” de Tizuka Yamasaki (1990)

O grande filme de Sérgio Mallandro. Não pela atuação ou pela loucura, mas por ser o maior sucesso do rapaz. E fazendo papel de galã! No filme, ele é Bob (BOB?), e a história é basicamente a mesma de quase todos os filmes de princesas da Disney, só que com a Xuxa mostrando que Sérgio Mallandro nem é tão mau ator assim. No filme, até uma cena do Mallandro cavalgando em um cavalo branco aparece. Foi o filme brasileiro de maior sucesso dos anos 90, levando cerca de 5 milhões de espectadores ao cinema. E tenho certeza que você ficará com a música na cabeça nos próximos 5 minutos.

“Ópera do Mallandro”, de André Moraes (2008)

O mais recente é um curta que homenageia vida e obra de Serginho. Dirigido por André Moraes (de “Meu Tio Matou Um Cara”, “Assalto Ao Banco Central” e muitos outros), conta com um elenco de globais (Lázaro Ramos, Lucio Mauro Filho, Wagner Moura, Taís Araújo, Edmilson Barros, Angelo Paes Leme), além da participação do próprio Mallandro. E o mais bacana: a trilha sonora conta com Caetano Veloso, Sidney Magal, Luciana Mello, Jair Oliveira e o próprio Andre Moraes. Vale a pena ver esse mini musical sobre Sérgio Neiva Cavalcanti.

Vale a pena também assistir a participação pequena, mas bacana no filme “Muita Calma Nessa Hora” (2010), também de André Moraes, em que ele faz o papel de um tatuador. E no fim, faz papel de Sérgio Mallandro. No filme, presenças de Hermes & Renato (o grupo todo), Marcelo Adnet, Marcos Mion, Lúcio Mauro Filho, Bruno Mazzeo e muitos outros.

Pin It

Posts Relacionados

  • @gabidogato

    boas lembranças dele em lua de cristal ehuehuehuehue

    • http://twitter.com/joaopedroramos João Pedro Ramos

       O galã! =D

    • Luis

      Reza a lenda que um dia num camarote do carnaval do Rio, Mallandro encontrou o Maradona e começou a zoar com ele. Maradona, puto, perguntou “quem é esse cara”? E o Serginho mandou na lata: “Eu sou o príncipe da XUXA seu fdp”! Huahuahuha!

      • http://twitter.com/joaopedroramos João Pedro Ramos

        HAHAHAHAHAHAH… Mallandro é foda!

  • http://twitter.com/synthzoid Roberto

    meu herói 

    • http://twitter.com/joaopedroramos João Pedro Ramos

      Oradukapeta

« »

Scroll to top