Bira Casa Ziraldo

Ajudem um cartunista a recuperar suas conquistas

em julho 11 | em HQs, Opinião | por | com 2 Comments

Vamos fugir um pouco da nossa programação normal!

O cartunista Edra foi exonerado da Casa Ziraldo de Cultura, que ele próprio batalhou e criou em Caratinga, Minas Gerais. Foi um ato político da prefeitura que está em campanha e precisa do cargo para fazer campanha. Nem preciso dizer que achamos isso uma baita palhaçada e uma injustiça com um cartunista que só fez a cidade onde Ziraldo nasceu ser mais conhecida.

Não é fácil ser cartunista no Brasil sem levar puxões de tapete e passar por esse tipo de humilhação, mas com tudo isso se torna insustentável. Para colaborar com o nobre colega, vamos publicar uma carta aberta escrita por dois importantes ícones da HQ nacional: Gual e Jal! Faça sua parte para colaborar com o Edra, que quer viver de sua arte e trabalho, divulgue essa carta o máximo que puder!

CARTA ABERTA À PREFEITURA DE CARATINGA

Ilmo. Sr. Prefeito
João Bosco Pessine Gonçalves

Ilmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Caratinga,
João Roberto Leodoro e demais vereadores

Cidadãos de Caratinga,

Esta carta representa as entidades de classe abaixo assinadas, com cerca de dois mil profissionais do humor gráfico brasileiro, integrantes de veículos de comunicação da imprensa escrita, TV e Internet, editoras de livros e agências de publicidade.

Aqui externamos, em carta aberta, nosso repúdio categórico à maneira pela qual o cartunista Edra, mentor e diretor da Casa Ziraldo de Cultura, foi exonerado de seu cargo pela Prefeitura de Caratinga.

É inegável a competência de Edra, ao longo de sua atuação na criação e manutenção do Salão Internacional de Humor de Caratinga. Um dos eventos que coloca a cidade onde Ziraldo nasceu no mapa cultural mundial. Não bastasse isso Edra lutou e idealizou a Casa Ziraldo de Cultura que já construiu uma história e faz parte da vida cultural da cidade com diversos eventos para todas as idades.

Em vez de uma justa homenagem, pelo relevante trabalho prestado em nome do município de Caratinga e pelos longos anos de diálogo entre a cidade e os cartunistas, Edra foi descartado por uma decisão notadamente política.

Apelamos, enfim, à sensibilidade do poder executivo e dos parlamentares. A Casa Ziraldo de Cultura não se resume a meras decisões administrativas e burocráticas. O espírito do local valoriza, acima de tudo, o livre pensar e a Arte. É assim que os cartunistas o compreendem.

Fazemos um apelo ao bom senso do Sr. Prefeito, que sempre demonstrou carinho por esse trabalho. Não será em sua gestão, assim insistimos, que esse rico diálogo cultural será desprezado.

Por princípio, acreditamos que o que há de mais admirável no exercício da política sempre paira acima das bandeiras e interesses partidários. É o governar pelo bem comum. Nós, cartunistas, somos justamente os maiores especialistas em traduzir, por meio de charges e cartuns, o pensamento do povo sobre tantos temas nacionais como esse.

Aguardamos uma resposta, o mais breve possível, à nossa solicitação em nível nacional.

Atenciosamente,

ASSOCIAÇÃO DOS CARTUNISTAS DO BRASIL (ACB),
JOSÉ ALBERTO LOVETRO (JAL) – presidente
acb.cartoon
@yahoo.com.br

INSTITUTO MEMORIAL DE ARTES GRÁFICAS DO BRASIL (IMAG), GUALBERTO COSTA – presidente
hqmix@yahoo.com.br

Pin It

Posts Relacionados

2 Responses to Ajudem um cartunista a recuperar suas conquistas

  1. Trabalhei alguns anos como cartunista em jornais no Rio de Janeiro, e naquela época sabia (como sei hoje em dia, agora que faço webcomics) como é difícil viver e ser respeitado como profissional por ser um artista nesse meio.

    Parabéns por divulgar a notícia, e espero que essa carta ajude um pouco a mudar esse triste quadro. Grande abraço.

  2. É só isto que eles sabem fazer com eficiêcia,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

« »

Contraudição

Scroll to top