5073998200_2da3224f2b_z

A primeira vez que o Batman deu um cacete no Superman

Apesar do Superman e Batman serem amigos de longa data, eles não concordam em tudo que fazem. Não é preciso ser um gênio para entender o porquê disso. O Superman é cheio de superpoderes, otimista, não usa máscara, é visto como bom moço e atua em uma cidade com ar futurista onde “sempre” é dia. Já o Batman é exatamente o oposto em todos os aspectos. Um ser humano comum, sem poderes, soturno, com um uniforme que inspira terror nos criminosos e sua base de operações é um cidade de aspecto gótico onde “sempre” é noite. E quando dois heróis se desentendem, a única solução que eles encontram é trocar sopapos.

Aparentemente o Homem de Aço tem uma imensa vantagem sobre o Morcego, mas é o defensor de Gotham City que tem mais vitórias no placar. Aliando sua altíssima inteligência com recursos bem empregados, Batman consegue explorar as fraquezas físicas e morais do Superman e assim acaba por derrotar o Azulão na maior parte das vezes.

O combate mais icônico entre os dois foi retratado por Frank Miller em Batman: o Cavaleiro das Trevas. Em uma história em um futuro alternativo, um idoso Bruce Wayne deixa a aposentadoria de lado e volta a atuar como Batman. Isso vai de encontro aos interesses dos poderosos do país e o Superman é escalado para conversar com Batman para fazê-lo mudar de ideia. Mas como Bruce Wayne não é alguém conhecido por voltar atrás em suas decisões, só resta o combate físico.

Em plano envolvendo flechas de kriptonita, mísseis acionados por visão de raios-X, armaduras energizadas por toda a luz Gotham City e golpes bem aplicados, Batman dá uma surra no Superman somente para demonstrar que poderia derrotá-lo. É o ápice da minissérie de 1986 e a cena abaixo ficou na memória dos leitores de HQ para sempre.

O que poucos DCnautas brasileiros sabem é que anos antes, em 1964, Superman e Batman já haviam de enfrentado nas páginas da edição 143 da revista World’s Finest. Era a chamada “Era de Prata” das histórias em quadrinhos e os dois heróis tinham uma forte amizade e atuavam juntos constantemente. Mas na história “O duelo entre Superman e Batman” esta parceria é abalada e quase acaba.

Batman, Robin e Superman estão impedindo um assalto, quando um dos criminosos atira contra o Homem Morcego. Superman fica na frente da bala, mas ela ricocheteia e acerta Batman, que vai parar no hospital e entra em crise, achando que é um inútil que só atrapalha as ações do Homem de Aço.

Tentando animar seu amigo, Superman bola uma falsa ameaça na cidade engarrafada de Kandor e pede ajuda de Batman e Robin para resolver o caso. Por ser uma cidade de Kripton em miniatura, Kandor tem Sol Vermelho, portanto o Superman não tem poder nenhum dentro dela.  Claro que o Cavaleiro das Trevas descobre a farsa e fica chateado e bravo. Superman tenta se explicar, mas leva um soco. Então ficamos sabendo que e Kandor, as rixas são decididas através de duelos. Mas como os kandorianos são civilizados, o duelo é feito com espadas especiais que atordoam ao tocar na pele do adversário.

Eram outros tempos nas HQs, com tramas mais simples e maior “espaço-tempo” entre os quadros, logo o tão alardeado duelo dura míseros CINCO QUADRINHOS! Confira abaixo a luta na íntegra!

Muitos ficariam indignados com a mera insinuação de que o Azulão poderia ganhar este duelo sem poder nenhum, afinal “o Batman é o Batman, né”? Mas vale lembrar que o Superman pré-Crise nas Infinitas Terras era um dos seres mais poderosos de todo o Universo, sendo o ápice do que todo super-heróis deveria ser em todos os aspectos. E sofre esta derrota justamente por não querer se aproveitar de uma vantagem, coisa que o Morcego nunca teve problemas em fazer.

Claro que a falsa ameaça acaba tornando-se real, Superman é salvo pelo Batman e a amizade dos heróis volta com força renovada. Com direito a Clark Kent reclamando que o queixo está doendo por causa do soco levou e Bruce Wayne dizendo: “Você me livrou do complexo de inferioridade que estava me destruindo. Obrigado, amigo!”.

Com roteiro de Edmond Hamilton e arte de Curt Swan, esta história foi publicada no Brasil em 1994 em preto e branco pela Sampa Editora no número 16 da Coleção Invictus e pode ser encontrada em sebos e comic shops.



Sobre

Alessio Esteves atualmente é coordenador de mídias sociais, jornalista, escritor e roteirista de histórias em quadrinhos. Nerd, apreciador de conhaque, fã do Arqueiro Verde e anarcoindividualista, já foi definido como uma mistura de Spider Jerusalem com John Constantine, e pode ser encontrado no cyberespaço ou falando seu nome três vezes em frente a espelhos em botecos suspeitos da Mooca.


  • Anônimo

    Uma coisa é Gotham City não está sempre de noite eu percebi que as suas “aspas” mas deu um ar como se você realmente achasse que Gotham City ficasse sempre de noite e.e

    • Edu

      Tu e burro demais, nao sabe o que e ironia?

    • Gregori Souza Silvestre

      Em Gotham o Sol não brilha.

  • João

    Superman apanha pro batman e os fãs de HQs vem dizer que ele ganha de Goku… Meu… Que tenso.

    • Tiago

      No tempo que o Goku demora pra mandar um kamehameha
      o superman ja matava ele

    • Raul

      Blz, mais quem é goku? Faça-me o favor ahahahah

  • Anónimo

    Claro que esta historia é absurda, há que recohecer que o realizador do filme tem uma certa simpatia no batman razão pelo qual atribue lhe essas todas victorias associadas a ajuda de Robin, e o superhomem não tem seus aliados? se tivesse como seria? sugiro uma revisao do seu ponto de vista como realizador! afinal não é só escrever para vender, certos favoritismo são bem mais previsiveis! e o motivo da luta não m parece suficientemente bom para tanto!

    • http://about.me/alessioesteves/ Alessio Esteves

      Hã… reclame com o autor da HQ, ué.

  • jhon

    Um ditetor e uns produtores do filme batma vs supermem gosta e são fã do batma cara gosto do batma mais vamos ver se tem lógica um batma um sere humano nao tem poder nenhum com a armandura pesada lutando arte marciais com um supermem um batma ele so pode ser Goku da drago ball z que tem uma super força nao tem lógica um batma ganhar do supermem em combate so se ele arma uma armdilha pro supermem cai ou com krinpitonita um cara que e rapido super foça e super audição e solta ralho pelos olhos como pode perder pro batma ta certo um batma e inteligente mais um supermem nao e burro cuidado diretores e produtores voces tem que fazer um filme como uns fã e um publico quere nao como voces queres um filme feito como voces queres pode ser um fracasso que tiver alguma novidade ou uma crítica ou um comentário se quizer fazer pra me meu email Vanderleysousa2215@gmail.com

  • jhon

    Eles souberam fazer um batma mais um supermem idiota bonzinho so faz apanhar de todo mundo eles faz uma merda de super herói como supermem que so sabe apanha ainda fala que e um mais forte do mundo so se for pra voces diretores e produtores porque se agente for ver a história do supermem ate um mais fraco da marvel um vingadores da no supermem sou fã da Dc mais ultimamente devo e com razao elogia a marvel que lutou Thor e hullk a luta foi equilibrada e lutou homem de ferro e Thor também foi equilibrada ai tem lógica nao batma vs supermem um supermem e pra se igual ao wolverini do ex mem raivoso e agressivo e nunca perde uma luta

  • jhon

    Claro quem ganha e um batma porque quem quer e uns direto e produtor mais a verdade quem ganha e um supermem sou mais a marvel tem mais logica no filme do que Dc

  • Ralph Solera

    Existem diversas histórias ‘bisonhas’ que trazem esse confronto… a maioria tem erros crassos na caracterização do Superman. O próprio Frank Miller errou muito em DK. Publiquei um artigo a esse respeito: http://www.nosblogamos.com.br/blog/2015/01/27/quem-vence-uma-luta-entre-batman-e-superman/

© 2010 - 2015 Contraversão