13 filmes macabros para ver na Sexta-Feira 13

em maio 13 | em Uncategorized | por | com 1 Comment

Por Raphael Fernandes

Quando era moleque me amarrava nos filmes de terror que passavam nas madrugadas de sexta-feira 13, mas parece que as emissoras têm ignorado isso de uns tempos pra cá. Como nessa era qualquer filme é acessível pra qualquer um, escolhi 13 filmes para você ver (e se borrar de medo) nessa data macabra!

13 – “A Morte do Demônio 1 e 2” e “Uma Noite Alucinante” – “Evil Dead 1 e 2” e “Army of Darkness” (1981, 1987 e 1992 )

De longe uma das mais influentes séries de terror do cinema! A interpretação canastrona de Bruce Campbell e a direção psicótica do jovem Sam Raimi formam o casal mais querido do terror. Já vi os três filmes mais de 23 vezes.

12 – “Re-Animator” (1985)

A adaptação mais macabra da obra de H. P. Lovecraft tornou-se um clássico obrigatório do gênero graças a direção de Stuart Gordon. Sem falar na inspirada atuação de Jeffrey Combs que é tão assutadora quanto as partes humanas reanimadas.

11 – “Atividade Paranormal” – Paranormal Activity (2007)

Apesar de ser recente, o longa revitalizou um gênero que estava sendo bastante explorado pelos japoneses (“Espíritos” é o mais legal). Veja sem o final baba-ovo do Spielberg e jamais use uma tábua Ouija sem o preparo adequado!

10 – “Phenomena” (1985)

Uma Jennifer Connely bem novinha é a heroína que controla os insetos nesse longa que pode não ser o melhor, mas é o mais assustador de Dario Argento. Destaque para a trilha sonora cheia de bandas de metal e a sensacional Goblin. Como o diretor é um dos grandes gênios do terror foi difícil escolher… na dúvida veja todos!

9 – “A Noite dos Mortos-Vivos”, “Despertar dos Mortos” e “Dia dos Mortos” – “The Night of Living Dead”, “Dawn of the Dead” e “Day of Dead”  (1968, 1978 e 1985)

O cara que definiu toda a mitologia zumbi (tiros na cabeça, infecção por mordidas, infestação) que você conhece foi George A. Romero. Sua trilogia permanece como uma escola para todos que pretendem contar histórias com mortos devoradores de cérebros.

8 – “Brinquedo Assassino” – “Child’s Play” (1988)

Lembro de ver meu irmão se cagar de medo quando a gente viu esse filme pela primeira vez. Ignore qualquer continuação depois do terceiro filme, pois o Chucky deixa de ser uma das criações mais medonhas do cinema para virar um pastiche de si mesmo.

7 – “O Bebê de Rosemary” – “Rosemary’s Baby” (1968)

Devia ter uns 15 anos e era metaleiro, fiquei acordado até altas horas da madrugada para ver aquele filme sinistro sobre vizinhos manipulando uma grávida. Bem na hora que meu pai entrou no quarto, apareceu a cena em que todos dizem “Viva o Filho de Satã”. Só me restou dizer que estava passando na Globo!

6 – “Psicose” – “Psycho” (1960)

Poucos momentos do cinema são tão marcantes quanto a cena do assassinato no chuveiro dirigida pelo mestre supremo Alfred Hitchcock. Não vou me prolongar muito, pois contar qualquer spoiler desse filme é um verdadeiro assassinato. Depois que assistir pesquise sobre Ed Gein.

5 – “O Exorcista” – “The Exorcist” (1973)

Provavelmente, o filme mais hiperestimado da história do terror! É o tipo de filme mais comentado do que assistido. Cansei de ver gente que morre de medo de assistir só da propaganda boca a boca que ouviram. Mesmo assim, considero um dos mais assustadores de todos os tempos. Trilha incrível de Mike Oldfield do disco Tubular Bells.

4 – “A Profecia” – “The Omen” (1976)

A mítica história do anticristo em um dos clássicos insuperáveis do cinema! Poucos longas deixam as pessoas na ponta da cadeira como esse. Engraçado é ver a diferença entre o Damien do filme com o mesmo personagem do livro “Belas Maldições”.

3 – “A Hora do Pesadelo” – “A Nightmare on Elm Street” (1984)

Quem foi criança nos anos oitenta sabe como era tentar ficar acordado a noite toda para não encontrar o Freddy Krueger em seus pesadelos. Mais um daqueles clássicos que não merecia um remake e tem a presença de um ainda jovem Johnny Depp (ótima desculpa pra convencer sua namorada a ver com você).

2 – “Possessão” – “Possession” (1981)

Estrelado pelo jovem Sam Neil (que arrebenta no filme “A Beira da Loucura”), esse thriller de suspense, paranóia e loucura vai irritar você. Uma mulher histérica e descontrolada é capaz de tirar qualquer homem do sério. Meu amigo Claudio Medusa diz que é o filme que melhor retrata a TPM.

1 – À Meia-Noite Levarei a sua Alma (1964)

Esse é o melhor filme de terror nacional que já vi em minha vida! Uma poderosa mistura de crendices populares, violência extrema e niilismo primitivo que vai surpreender você. Vale notar que Mojica estava muito a frente de seu tempo e que Zé do Caixão é um dos personagens mais cultuados do mundo graças a este filme. Absolutamente obrigatório!

Claro que muitos filmes que adoro ficaram de fora, mas nada impede que você deixe sua sugestão nos comentários do post. Feliz sexta-feira 13!

Ilustração – Victor Freundt

Pin It

Posts Relacionados

One Response to 13 filmes macabros para ver na Sexta-Feira 13

  1. Oliver73 disse:

    gostaria de saber o nome de um filme no qual acontece um ritual que um cara consulta uma mulher para fazer um aborto da namorada ou esposa e no meio do ritual que a mulher faz entre beber algo com o sangue do cara quando ela vai bater a mao para finalizar o ritual chega uns agentes que a impede e a criança nasce …. nao sei o nome do filme gostaria de saber se puder ajudar… agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

« »

Contraudição

Scroll to top